terça-feira, 21 de maio de 2013

Os 10 mandamentos - Plágio

As 42 confissões negativas eram confissões feitas a 42 deuses que guardavam os portais que antecediam a sala do julgamento de Osíris. Diante de cada deus ele devia afirmar que não cometera um determinado pecado. Elas estão no livro dos mortos egípcio e um de seus escritos mais antigos estão nas pirâmides de Guizé, que datam de aproximadamente 5 mil anos antes de Cristo. São palavras que certamente percorrem a terra por mais de 7 mil anos.
A egiptóloga Tamara L. Síuda afirmou que: “Quase todos os 10 mandamentos ou o que neles é proibido aparece no livro dos mortos.”

Analisei as semelhanças entre Os 10 Mandamentos e As 42 Confissões Negativas.
A surpresa foi perceber como eles se preocupavam com a vida eterna e com o árduo caminho até ela.

Retiradas do livro dos mortos egípcio, as confissões são tudo o que um egípcio não deve fazer para encontrar a vida eterna, conceito tão antigo quanto as primeiras pirâmides. Os egípcios não acreditavam na reencarnação, depois de mortos, eles desejavam viver a eternidade em companhia de seus deuses.

O livro dos mortos é o livro de regras mais antigo que se tem na história, mas antigo que a Torá, livro sagrado dos hebreus. Era no livro dos mortos que se baseava a vida e como proceder em sua casa e em sua sociedade.

“...O Egito era a pátria de Moisés, é fácil ver como o Livro dos Mortos e a cultura egípcia influenciaram a bíblia...”  (Carole R. Fontaine, PhD, Professora de teologia bíblica e história da Andover Newton Theologial School).

As palavras não são minhas. Todo o pensamento foi retirado do documentário da History sobre o Livro dos Mortos Egípcio.

A forma de fé hoje existente tem em sua base milênios de história passada em pergaminhos e com outros deuses sendo regentes.

Colocarei as 42 Confissões Negativas integralmente neste texto, mas antes disto, os 10 mandamentos e suas “correspondentes” confissões negativas serão expostas. Nada colocarei de opinião quanto as comparações, prefiro que cada um tenha sua própria opinião.

Livro dos Mortos do Antigo Egito
Extratos do Papiro da Real Mãe Nezemt
As Confissões Negativas - Capitulo 25, prancha 5

1. Eu não cometi pecados
2. Eu não assaltei
3. Eu não roubei Êxodo 20:15 Não deves furtar
4. Eu não agi com violência
5. Eu não matei seres humanos Êxodo 20:13 Não deves assassinar
6. Eu não roubei oferendas Êxodo 20:15 Não deves furtar
7. Eu não causei destruição
8. Eu não pilhei a propriedade divina do templo
9. Eu não cometi falsidade
10. Eu não sequestrei grãos
11. Eu não amaldiçoei Êxodo 20:16
12. Eu não transgredi
13. Eu não abati o rebanho divino do templo
14. Eu não fiz o mal
15. Eu não saqueei a terra cultivada Êxodo 20:17
16. Eu não agi com luxuria
17. Eu não amaldiçoei ninguém
18. Eu não fiquei irado sem causa justa
19. Eu não dormi com o marido de nenhuma mulher Êxodo 20:14
20. Eu não polui a mim mesmo
21. Eu não aterrorizei nenhum homem
22. Eu não pilhei Êxodo 20:15
23. Eu não agi com raiva
24. Eu não me fiz de surdo ao ouvir palavras de justiça e verdade
25. Eu não aticei brigas Êxodo 20:16
26. Eu não fiz ninguém chorar
27. Eu não forniquei Êxodo 20:14
28. Eu não destruí meu coração
29. Eu não amaldiçoei ninguém Êxodo 20:16
30. Eu não exagerei
31. Eu não realizei julgamentos precipitados Êxodo 20:16
32. Eu não cortei a pele e pelos de animais divinos
33. Eu não elevei minha voz em conversas
34. Eu não cometi pecados e não procedi mal
35. Eu não amaldiçoei a realeza
36. Eu não desperdicei água
37. Eu não agi com arrogância
38. Eu não amaldiçoei divindades Êxodo 20:7
39. Eu não agi com falso orgulho
40. Eu não agi com desdém
41. Eu não aumentei minhas riquezas exceto por meio de meus próprios recursos Êxodo 20:15
42. Eu não desprezei o principio de minha cidade

Boa parte do conteúdo do Torá são plágios principalmente do antigo Egito. Segue abaixo o documentário do livro Egípcio dos Mortos e você constatará que boa parte da ideologia hebraica vem de inspiração e roubo egípcio.



1 comentários:

Meu livro QUIMERA:

Uma síntese crítica das religiões mais proeminentes, com maior enfoque no cristianismo.

Quimera é um compêndio que aborda as origens e discrepâncias das religiões mais proeminentes, principalmente o cristianismo, a mais destacada de todas, com intensa análise e questionamento dos aspectos mais polêmicos e das sérias consequências na História e no caráter do homem. Quimera dá ao leitor uma visão geral das religiões, suas origens, influências, aspectos negativos e positivos, procurando manter o máximo de imparcialidade, dentro do mais estrito senso lógico possível. Esta obra literária também enfatiza e analisa muitos pontos inconsistentes e contraditórios na Bíblia.

QUIMERA no Clube de Autores

QUIMERA no AgBook

QUIMERA no Bookess

Vídeo divugação

Seja um livre pensador.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites