segunda-feira, 20 de maio de 2013

Contradições Bíblica - parte 1

Os dois relatos contraditórios da Criação

Poucas pessoas percebem isso, mas a bíblia descreve dois relatos da criação. Quando ela termina um, ela simplesmente começa de novo a contar outra história!

E não é o caso que costumam dizer que uma história complemente a outra, porque ambas são bem diferentes e contraditórias.

Por exemplo...

No primeiro relato:

As plantas foram criadas antes do homem (Gênesis 1,11-13, no terceiro dia. O homem foi criado em Gênesis 1, 26, no sexto dia)

No segundo relato:

As plantas foram criadas depois do homem (O homem foi criado em Gênesis 2, 7. As plantas surgiram em Gênesis 2, 9)


No primeiro relato:

Os animais foram criados antes do homem (Gênesis 1, 25-26)

No segundo relato:

Os animais foram criados depois do homem (Gênesis 2, 18-19)


No primeiro relato:

Homem e mulher foram criados juntos (Gênesis 1, 27, primeiro os animais, depois o homem e a mulher juntos)

No segundo relato:

A mulher foi criada só depois (Gênesis 2, 20-21, primeiro o homem, depois os animais, depois a mulher)

No primeiro relato:

A criação durou sete dias (Gênesis 2, 3)

No segundo relato:

A criação durou apenas um dia (Gênesis 2, 4)

No primeiro relato:

As aves foram criadas das águas (Gênesis 1, 20-21)

No segundo relato:

As aves foram criadas da terra (Gênesis 2:19)


A bíblia relata duas histórias divergentes sobre a criação. Qualquer estudioso concorda com isso. Provavelmente foram duas historias populares que acabaram se fundindo, gerando essas contradições.


Quantas línguas haviam antes da Torre de Babel?

Existia apenas uma língua:

Gênesis 11:1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.
(...)
Gênesis 11:3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.

Gênesis 11:4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. 

Existiam várias línguas:

Gênesis 10:5 Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações.

Gênesis 10:20 São estes os filhos de Cam, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Gênesis 10:31 São estes os filhos de Sem, segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações. 

Gênesis 10:32 São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações na terra, depois do dilúvio.


Moisés era manso?

Sim:

Números 12:3 Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

Não:

Números 31:14 E indignou-se Moisés contra os oficiais do exército, chefes dos milhares e chefes das centenas, que vinham do serviço da guerra, 

Números 31:15 e lhes disse: Deixastes viver todas as mulheres? 

Números 31:16 Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, fizeram que os filhos de Israel pecassem contra o Senhor no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do Senhor. 

Números 31:17 Agora, pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele. 

Números 31:18 Mas todas as meninas, que não conheceram homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós. 

Como Golias morreu?

Davi o matou com uma funda:

I Samuel 17:49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.

I Samuel 17:50 Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi.

Davi o matou com uma espada:

I Samuel 17:51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada, e desembainhou-a, e o matou, cortando-lhe com ela a cabeça. Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram.

Quem sabe ele tenha morrido  duas vezes, né verdade?

Deus pediu por sacrifícios?

Sim:

Êxodo 10:25 Respondeu Moisés: Também tu nos tens de dar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR, nosso Deus.

Êxodo 10:26 E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.

Êxodo 20:24 Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. 

Na verdade,boa parte dos livros de Êxodo, Deuteronômio e Números fala exclusivamente de  sangrentos sacrifícios. Não é possível entender como em outra parte da bíblia alguém negue isso, mas Jeremias diz que...

Não:

Jeremias 7:22 Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.

Qual o volume do mar de fundição?

Dois mil batos:

I Reis 7:26 A grossura dele era de quatro dedos, e a sua borda, como borda de copo, como flor de lírios; comportava dois mil batos. 

Três mil batos: 

II Crônicas 4:5 A grossura dele era de quatro dedos, a sua borda, como borda de copo, como flor de lírios; comportava três mil batos.


A quem pertence a Terra?

A Deus:

Êxodo 19, 5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Salmos 50, 12 Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude.

Ao Diabo:

Mateus 4, 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

Mateus 4, 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

1 João 5, 19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz do maligno.

Aos homens:

Salmos 115, 16 Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

O morcego é uma ave?


(Lv 11:13-19) Dentre as aves, a estas abominareis, não se comerão, serão abomináveis: a águia, (...) a poupa e o morcego. 

(Dt 14:13-18) Toda a ave limpa comereis. Porém estas são as que não comereis: a águia, (...) a poupa e o morcego. 

Para a Biologia, apesar de voar, o morcego é um mamífero, porque mama quando pequeno.



Davi comprou por 200 prepúcios:

1 Samuel 18, 27 Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha.


Davi comprou por 100 prepúcios:


2 Samuel 3, 14 Também enviou Davi mensageiros a Is-Bosete, filho de Saul, dizendo: Dá-me minha mulher Mical, que eu desposei por cem prepúcios de filisteus.


Qual a altura das colunas do templo?


Dezoito côvados:

1 Reis 7:15 Formou duas colunas de bronze; a altura de cada uma era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados era a medida de sua circunferência. 


Trinta e cinco côvados:


2 Crônicas 3:15 Fez também diante da sala duas colunas de trinta e cinco côvados de altura; e o capitel, sobre cada uma, de cinco côvados.

Novamente, aqui a desculpa de que "eram medidas de côvados diferentes" não cabe, pois em outras ocasiões os dois livros batem, como por exemplo, na medida das asas dos querubins:


1 Reis 6:24 Cada asa de um querubim era de cinco côvados;


2 Crônicas 3:12 Também a asa do outro querubim era de cinco côvados e tocava na outra parede; era também a outra asa igualmente de cinco côvados e estava unida à asa do outro querubim. 



0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites